17 setembro 2006

Ventos de MUDANÇA ?!?!

Finalmente, parece que, quem tem capacidade de fazer mudar o mundo da música começou a trabalhar nesse sentido, será?
No passado dia 29 de Agosto a Universal Music Group, uma das maiores editoras mundiais, assinou um acordo com a SpiralFrog - Digital Entertainment Destination para disponibilizar todo o seu catálogo para download legal e gratuito através da internet nos Estados Unidos e Canadá. No início deste mês, (dia 6 de Setembro), foi a vez da EMI Music Publishing assinar idêntico acordo com o mesmo apontador.
Ao que se sabe os custos deste serviço, gratuito para os assinantes e que estará disponível a partir de Dezembro deste ano, serão suportados por publicidade no site que os utilizadores "consumiram" através da internet, já o formato utilizado parece que vai ser o famosíssimo mp3.


Por outro lado aqui na Europa, temos a recente notícia da criação do emusic Europe, concorrente do americano iTunes da Apple e que anuncia como diferenças e mais valias do seu serviço o reduzido preço €0.17 por música contra os €0.99 da itunes e ainda a possibilidade de copiar os ficheiros descarregados para vários computadores, cd's e até para o i-pod leitor do seu concorrente!

Esperamos que estas ideias continuem a avançar por bons caminhos e que ajudem a música a difudir-se cada vez mais, melhor e mais facilmente por todos, e que "...esta coisa dos discos... sirva como ferramenta de promoção da música dos artistas e dos espéctáculos ao vivo, ... porque os músicos gostam é de tocar ao vivo..." como eu sempre digo e ouvi esta semana dizer numa entrevista de um músico português a uma rádio nacional !!! Já agora aproveito para pedir que não se adopte o formato mp3 tal como existe hoje em dia como standard !

Boas músicas
hasta
VS

Sem comentários: