08 setembro 2005

"P - Êxitos na tua língua"

O álbum “P - Êxitos na tua língua", constituído apenas por canções em português, junta as três maiores editoras discográficas em Portugal, EMI, Sony/BMG e Universal!

(O que quer isto dizer?!?! Vejamos a notícia...)

“Segundo uma fonte ligada à iniciativa, 70 por cento dos temas que figuram nas mais recentes tabelas de vendas são em língua portuguesa, o que fez juntar a EMI, Sony/BMG e Universal, no "sentido de dar a conhecer mais e melhor a música que se faz em português".”

- Dar a conhecer? Já repararam nos nomes que aparecem no álbum?

Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso, Cesária Évora, Clã, Cool Hipnoise, Dulce Pontes, Gabriel “O Pensador”, Ivete Sangalo, João Pedro Pais, Jorge Palma, Humanos, Madredeus, Maria Bethânia, Maria Rita, Mariza, Nelly Furtado, Rodrigo Leão, Roupa Nova, Rui Veloso, Sara Tavares, Sérgio Godinho, Shank, Toranja, Tribalistas...

- Desconhecidos não?...

"A iniciativa visa "contrariar a ideia de que os portugueses não gostam de ouvir cantar em português". Assim, de Portugal, do Brasil ou de Cabo Verde, mas sempre em português, surgem Maria Rita, Mariza, Cesária Évora, Rodrigo Leão ou Gabriel, o Pensador.

O CD reúne um total de 39 canções abrangendo o hip hop, o rock, o pop, o samba, a morna ou o fado."

- Afinal temos de tudo no nosso Portugal!!!

"Este álbum será o primeiro de uma série pois, segundo os promotores da iniciativa, serão editados outros CD com êxitos em português.

- Eureka!!!! Descobrimos mais um grande negócio, revender os grandes êxitos ao final de cada ano!

"Maria Albertina" pelos Humanos abre o primeiro CD, que inclui ainda "Vamos fugir" dos Shank, "Força" Nelly Furtado), "Mi ma bo" (Sara Tavares) e "Tarde de Itapoã" (Maria Bethânia), entre outros.
O segundo CD inclui, entre outros, Adriana Calcanhoto, Toranja, Clã & Sérgio Godinho, Caetano Veloso e Dulce Pontes.

"A mensagem que se pretende também passar é que em português nos entendemos e todos os artistas são nossos através da língua em que todos nos expressamos", explicou a mesma fonte.

- O problema é que não são ouvidos nem tratados como artistas... e não estou a falar do público!!!

" Neste sentido merecem especial destaque os temas "Meu fado meu" cantado por Mariza, produzido pelo brasileiro Jaques Morenlembaum ou, "Dar e receber" interpretado pelo sambista Martinho da Vila e a fadista Katia Guerreiro.

"Uma proposta também para despertar o conhecimento pelos novos projectos musicais e artistas", concluiu. "

- outra vez? Não vou repetir a lista dos novos artistas....

" Esta iniciativa surge um mês depois das discográficas terem exigido, na comissão parlamentar da Educação, Ciência e Cultura, uma maior presença da música portuguesa nas rádios.

Os editores consideraram na ocasião, através de David Ferreira (EMI), que as rádios "não dão a conhecer novos projectos e passam pouca música em português" apesar de haver interesse do mercado. "

- E o trabalho deles onde é que está?!?! A Promoção, a distribuição o apoio nos concertos ao vivo e nos festivais, as novas bandas, só a rádio é que está mal?

Vou continuar a falar mal desta “industria discográfica”, e com estas declarações... só me ajudam!!!...

To be continue...

Hasta
VS

Sem comentários: