23 setembro 2007

Musicália


"Já vai sendo hábito, de dois em dois anos, a Maior Feira de Música do País decorrer na Feira Internacional de Lisboa.
Este ano, a Musicália volta à FIL para que possamos conhecer as novidades do sector que envolve os instrumentos musicais, o som, a luz, os audiovisuais, as discografias e os organizadores de eventos.
Mas porque a Música vive, acima de tudo do espetáculo e da animação, teremos várias animações como showcases e concertos, passatempos, worshops e seminários. Fique atento à nossa agenda!
Uma oportunidade a não perder para todos os que vivem da música!"

O texto não é meu, está no site oficial da Feira Internacional de Lisboa.
Foi de 20 a 23 de Setembro 2007 que aconteceu no pavilhão 3 da FIL no Parque das Nações este evento onde todos esperávamos ver essa tão grande feira que este ano não conseguiu encher um pavilhão, onde não encontrei nenhuma grande novidade do sector a não ser o tamanho dos ecrans e o quase concurso de ruído (a ver se tenho mais volume que o vizinho do lado), sentiu-se ainda a falta de algumas das boas e grandes marcas de equipamentos de áudio desde microfones a mesas de mistura passando por todo o tipo de processadores dinâmicos de efeitos, etc. Positivo foi efectivamente a criação do espaço próprio para apresentações de bandas onde se puderam mostrar alguns músicos, técnicos e equipamentos em activa performance.

Para rematar só mais um reparo, conhecem alguém que "viva da música" ??!?!

hasta
VS


19 setembro 2007

Jovens Criadores 2007

M-PeX - Nalalana - Gudubik - Loja das Conveniências

Foram os quatro projectos apresentados na Mostra Nacional e Concurso de Jovens Criadores 2007 da SPOT (Feira da Juventude) que teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL) entre 15 e 18 de Setembro.

M-PeX
Guitarra Portuguesa e Música Electrónica.

Nalalana
Captação de sons e sons electrónicos, teclados, improvisação electrónica. tudo em tempo real.

Gudubik
Estilo experimental, dub, freestyle
Voz, percursões, ektara, teclados, xilofone, acordeão, trombone, guitarra electrica, baixo electrico, darbuka, flauta, trompete...

Loja das Conveniências
Estilo híbrido, fusão de jazz, funk, rock...

Apenas uma nota que diz respeito ao facto da apresentação se ter realizado numa segunda feira à noite e com pouca publicidade, tendo o auditório 1 do CCL estado quase vazio para assistir às performances destes novos criadores portugueses, e ainda que 4 bandas parecem uma mostra muito pequena daquilo que se faz no nosso país.

Sugiro uma visita aos sites para ficarem a conhecer melhor estes projectos se não tiveram oportunidade de os ver ao vivo.



hasta
VS