05 outubro 2007

Música a mais / Música a menos...

Quantas e quantas vezes reclamamos quando ouvimos em locais e ou transportes públicos, uma música da qual não gostamos muito?! "Epá que música mais foleira, já desligavam isto não?!? Não há pachorra..." E aquelas duas meninas que no comboio fazem o favor de passar em revista todas as foleiras, pimbas e até ordinárias músicas que trazem nos seus telemóveis para toda a gente ouvir mesmo não estando interessada?! Esta fantástica e prática facilidade de transportar áudio nos telemóveis, mp3 e outro tipo de aparelhos pode-se rapidamente transformar num terrível e incontrolável "Poder" capaz de enraivecer o mais pacífico dos mortais.
Por outro lado ocasiões há em que daríamos tudo para ter um "ruídinho" de fundo. Quando estamos acostumados a ter sempre som ambiente no trabalho, em casa, nos transportes e de repente ele se cala por uma avaria ou qualquer outra razão, sente-se um vazio tal que parece que estamos num grande poço vazio ou num velório...

Mas afinal quando é que temos música a mais e música a menos?!

hasta
VS

23 setembro 2007

Musicália


"Já vai sendo hábito, de dois em dois anos, a Maior Feira de Música do País decorrer na Feira Internacional de Lisboa.
Este ano, a Musicália volta à FIL para que possamos conhecer as novidades do sector que envolve os instrumentos musicais, o som, a luz, os audiovisuais, as discografias e os organizadores de eventos.
Mas porque a Música vive, acima de tudo do espetáculo e da animação, teremos várias animações como showcases e concertos, passatempos, worshops e seminários. Fique atento à nossa agenda!
Uma oportunidade a não perder para todos os que vivem da música!"

O texto não é meu, está no site oficial da Feira Internacional de Lisboa.
Foi de 20 a 23 de Setembro 2007 que aconteceu no pavilhão 3 da FIL no Parque das Nações este evento onde todos esperávamos ver essa tão grande feira que este ano não conseguiu encher um pavilhão, onde não encontrei nenhuma grande novidade do sector a não ser o tamanho dos ecrans e o quase concurso de ruído (a ver se tenho mais volume que o vizinho do lado), sentiu-se ainda a falta de algumas das boas e grandes marcas de equipamentos de áudio desde microfones a mesas de mistura passando por todo o tipo de processadores dinâmicos de efeitos, etc. Positivo foi efectivamente a criação do espaço próprio para apresentações de bandas onde se puderam mostrar alguns músicos, técnicos e equipamentos em activa performance.

Para rematar só mais um reparo, conhecem alguém que "viva da música" ??!?!

hasta
VS


19 setembro 2007

Jovens Criadores 2007

M-PeX - Nalalana - Gudubik - Loja das Conveniências

Foram os quatro projectos apresentados na Mostra Nacional e Concurso de Jovens Criadores 2007 da SPOT (Feira da Juventude) que teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL) entre 15 e 18 de Setembro.

M-PeX
Guitarra Portuguesa e Música Electrónica.

Nalalana
Captação de sons e sons electrónicos, teclados, improvisação electrónica. tudo em tempo real.

Gudubik
Estilo experimental, dub, freestyle
Voz, percursões, ektara, teclados, xilofone, acordeão, trombone, guitarra electrica, baixo electrico, darbuka, flauta, trompete...

Loja das Conveniências
Estilo híbrido, fusão de jazz, funk, rock...

Apenas uma nota que diz respeito ao facto da apresentação se ter realizado numa segunda feira à noite e com pouca publicidade, tendo o auditório 1 do CCL estado quase vazio para assistir às performances destes novos criadores portugueses, e ainda que 4 bandas parecem uma mostra muito pequena daquilo que se faz no nosso país.

Sugiro uma visita aos sites para ficarem a conhecer melhor estes projectos se não tiveram oportunidade de os ver ao vivo.



hasta
VS

26 abril 2007

PARABÉNS!!!!

Hoje a antena3 faz 13 anos!
Sou ouvinte desta estação desde que apareceu, ainda ninguém sabia o que era... ainda hoje alguns eruditóides e outros mais burgessos franzem o nariz quando se fala da rádio que apoia a música portuguesa que não tem publicidade, que não vende marcas, que muitas vezes chama os bois pelos nomes!
"... eles não sabem nem sonham...."

não se deixem nunca vender aos espanhóis, nem aos franceses, nem aos americanos, nem aos....

Parabéns antena3 pelo trabalho que têm feito e o apoio que têm dado ao pessoal da musica portuguesa!

hasta
VS

Portugal mais pobre!

O Grupo português Alfasom, foi adquirido pelo grupo espanhol Stonex através da Quercus Equity um dos principais grupos de capital de risco da Península Ibérica.
Assim a maior empresa do sector na península (a Alfasom, fundada em Lisboa em 1985, especialista na produção de eventos audiovisuais de qualquer dimensão) passa para o lado de lá da fronteira tomada por outra mais pequena... graças a um grupo de capitais...

Assim se vive no mundo que rodeia as artes...

hasta
VS

06 abril 2007

Grande Cão !!!

Poderoso disco!
Com letras de Adolfo Luxúria Canibal e músicas de Miguel Pedro, Vasco Vaz (todos Mão Morta) e ainda Budda (ex Big Fat Mamma) apareceu "Mundo Cão" com a voz de Pedro Laginha (mais conhecido pelo trabalho teatral ou televisivo mas com uma grande prestação neste projecto). Um disco a ouvir com muita atenção. O Rock está mais rico! Sem mais comentários...

não deixem de visitar para ouvir:
www.myspace.com/mundocao


ouçam música portuguesa
hasta
VS

01 abril 2007

Cuidado a 9 de Abril

Chega às lojas a 9 de Abril o novo disco de uma banda que em 1987 se estreou com "Libertação" (mas porquê que os libertaram?) 20 anos depois parece que começam a "Viver a valer" mas com o estilo de sempre como podemos perceber no refrão do tema que já passa na rádio " Pá pá pá pá pápá pápá pá pá pápá pá pá páaaa..."
Será que nos vão conseguir surpreender com alguns dos outros 11 temas?!!?!

1. Rádio Mundo 3.00
2. Pan 2.13
3. Da Terra ao Céu 3.38
4. Viver a Valer 2.29
5. Balada do Bloqueio 3.15
6. À Espera de Godot 1.56
7. Para Lá do Universo 2.10
8. Momento de Reflexão 2.47
9. Fiat Lux 3.51
10.História Antiga (que convém lembrar) 3.06
11. Disponível para Amar 3.00
12. Cuidado com o Sol 4.41

e para os fans mesmo fans ou talvez não aqui fica o link para o making of do video clip do primeiro single... (no more comments).
Agora a sério se acham que estou a exagerar vão ouvir isto

Eu até estou aqui para puxar pela música portuguesa... mas alguém tem de ajudar, assim não dá!!!!