29 junho 2005

Afinal o que é a música?

A música - produto comercial, serviço de entertenimento, forma de expressão, arte - afinal o que é a música, de quem é a música e para que serve?
Estamos em pleno século XXI, a evolução tecnológica, levou a que a música perdesse um pouco o seu significado, não por sí só mas pelo aproveitamento e mal uso do seu nome através do que normalmente se chama "indústria".
Numa altura em que a "indústria" está "em baixa" (ou não) e que a nível profissional o digital ganha a cada dia quilómetros ao analógico e se espalha pelo mundo através das novas tecnologias como telemóveis, internet, mp3, i-pod's, creio que há que repensar, re-estruturar, buscar caminhos diferentes de fazer chegar as criações artísticas músicais ao grande público de forma que este absorva o que os artistas tentam transmitir com as suas obras, de forma a que os próprios artistas se sintam realizados e desfrutem do seu trabalho, e que ninguém se sinta prejudicado nem seja necessário falar do "sistema" neste mundo conhecido como "indústria".
Novas formas de apresentação, promoção e edição das bandas ou de distribuição das suas obras, talvez mudar a já tradicional forma de rentabilizar o seu trabalho (venda de discos) que essa sim está em crise... ou talvez não...

e... quem tem o poder de fazer tudo isto, quem tem ou não interesses nestas mudanças?
Neste último ano assistimos a algumas reacções por parte de alguns artistas contra a tal "indústria" que a meu ver tem de uma vez por todas de se definir e ramificar em dois grupos bem distintos:
- Indústria Discográfica
- Indústria Músical
A primeira, discográfica, essa sim em crise (mas apenas em algumas zonas do globo, onde se dedica a determinado tipo de produtos) e a segunda, músical, que está hoje em dia mais forte que nunca (com, cada vez maior produção, melhor qualidade, e maior difusão)...
Este vai ser o mote para os próximos artigos do "musicasportuguesas" sugiro que desde já deixem algumas opiniões para melhor podermos discutir o tema.
O que acham que é a música, o que é a tal "indústria", e qual é o nosso papel no meio de tudo isto como meros "consumidores" de música, apaixonados pela música, aficionados da música.... etc, etc, etc...
Hasta
VS