22 maio 2005

Transparente - Mariza

«duas ou três notas que não valem nada e que nos emocionam» assim Amália caracterizava o Fado.
Tranparente, o terceiro disco de Mariza, entrou directamente para o primeiro lugar do top de vendas nacional e aí ficou. Já na terceira semana consecutiva em primeiro lugar este disco fantástico conta com o trabalho do músico brasileiro Jacques Morelenbaum, (director músical de Caetano Veloso e com vários trabalhos ao lado de Tom Jobin), quase como figura principal, nesta "mistura" entre Portugal e Brasil dando uma roupagem muito sua ao disco respeitando sempre a base e a harmonia do Fado.
Como os próprios o definem, este disco chega a ter o balanço brasileiro, o sabor do jazz nova-iorquino, a sensualidade africana e alegria das romaria minhotas juntas ao Fado mais alfacinha.
14 temas compostos por "antigos e novos" fadistas como Mário Pacheco, Rui Veloso, Tiago Machado, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo ou Pedro Campos e com textos de Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Alexandre O’Neill, Vasco da Graça Moura, Aldina Duarte, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Paulo Abreu Lima, Artur Ribeiro, Reinaldo Ferreira e Pedro Campos, preenchem este disco onde podemos escutar desde um violoncelo (bem ao estilo clássico), a um batuque africano passando por um acordeão do arraial minhoto sem faltar claro está a grande guitarra portuguesa.
A homenagem a Amália Rodrigues, Fernando Maurício e Carlos do Carmo, está muito bem conseguida neste disco de poesia cantada.
Um disco para os amantes da música portuguesa.
Hasta
VS

21 maio 2005

Festival da quê?

Mais um ano, mais um festival, e mais uma vez Portugal a fazer má figura nos palcos europeus...
Mas afinal o que falhou desta vez?
A forte aposta de que falou a RTP esbarrou sem se perceber muito bem em quê!
Notória foi a falta de qualidade sonora no momento em que a dupla portuguesa se apresentou em palco, não se ouviam as vozes dos cantores portugueses, e se isto era um festival da canção talvez fosse importante conseguir ouvir as vozes dos participantes... Terá sido um infeliz problema ocasional? Culpa da equipa técnica do festival ou da equipa portuguesa? O que não se compreende é o silêncio da RTP em relação a este assunto.
Também se viram seguir em frente cantores bem desafindados e sem presença em palco. Não se percebe porquê que um festival deste gabarito não tem um jurado internacional profissional e especializado a avaliar as prestações das equipas candidatas uma vez que este sistema de votação por telefone bem ao estilo de reality show está mais que visto que não funciona que não espelha a realidade das prestações em palco, que beneficia sempre os vizinhos e que é só mais uma forma da EBU facturar mais algum dinheiro.
Gostava de saber o que diz a RTP sobre a participação portuguesa deste ano... e para o ano há mais?
Se quiserem ideias para a próxima participação, aqui ficam algumas:
porque não fazer alguma coisa com a música pela qual somos internacionalmente conhecidos? o FADO? Ou com o nosso Folclore, ou até com uma Marcha Popular, ou uma fusão moderna de quaisquer destes estilos? Será que temos vergonha do que somos, ou queremos parecer o que não somos?
Aproveito para felicitar os vencedores!
ai Portugal Portugal
Hasta
VS